miuccia prada
ESTILISTAS

Miuccia Prada

Miuccia Prada

A História

Maira Bianchi nasceu em Milão, 10 Maio de 1949, quando criança era chamada por seus pais de Miu-Miu, o que resultou no nome artístico de Miuccia. O sobrenome Prada veio de seu avô materno Mario Prada, o artesão que fundou a empresa Prada em 1913 dentro da Galeria Vittorio Emanuelle II, influenciando outras marcas à fazerem o mesmo.

Galeria Vittorio Emanuelle – Loja Prada à direita

Miuccia é ex-militante do Partido Comunista Italiano, participou de movimentos estudantis, é produtora de filmes, estudante de arquitetura e teatro e também phd em ciências políticas. Ela deixava claro que não queria seguir o negócio da família. Porém, em 1985, ela herdou a posse da marca Prada. Por conta disso, assumiu a empresa com a ajuda o seu marido, Patrizio Bertelli, atual CEO do grupo Prada. Juntos eles revolucionaram a empresa.

Na época, ela declarou que para uma feminista de esquerda, ser estilista era a pior coisa que poderia ter lhe acontecido e por causa disso se sentia culpada, pois gostaria de estar fazendo algo mais importante.

Perante isso, Miuccia, teve o ideal de levar para as suas coleções uma mulher inteligente, bem informada, ousada e inovadora, bem diferente da sua conterrânea Gianni Versace. Em 1979 ela lançou sua primeira coleção de sapatos e, em 1988, a primeira coleção de roupas. Miuccia Prada expandiu a sua empresa internacionalmente, levando a marca de Nova York à Tóquio.

Em 1993, foi fundada a Miu Miu e estabeleceu uma conexão quase simbiótica da Prada com a cidade em que nasceu na Itália.

Miuccia Prada criou a Fundação Prada para incentivar a arte contemporânea e transformou as suas lojas em centros culturais, pois acredita que a sua marca vende porque tem significado e não somente por o que significa.

Atualmente

Em 2011 a Miu Miu lançou uma série de contos femininos que consistiam em curtas-metragens produzidos em conjunto com diretores do sexo feminino. Resultando em uma lista de filmes curtos e mudos que mostravam as coleções de Miu Miu. 2015 foi lançado a primeira fragrância. Foi a primeira expansão de mercado fora da moda e acessórios.

Miuccia é talvez a figura mais reclusa do universo do luxo. Nunca dá entrevistas, não posa para fotos e mal aparece na passarela ao final de seus shows. Não é tipo nem excentricidade: a italiana que revolucionou a moda é genuinamente tímida e avessa a excessos.

Marie Claire (2017)

Confira um pouco da Coleção Linea Rossa:

Em 2018 foi lançado o Prada Linea Rossa que consiste em uma coleção técnica reativa e evolutiva. Desse modo realça a moda esportiva dos anos 90 enquanto aproveita a precisão das linhas e o refinamento da estética que definiu o visual da época.

Informações Adicionais:

Site oficial da marca: https://www.prada.com

Fundação Prada: http://www.fondazioneprada.org/?lang=en

9 Comentários

  • Gabriela

    Garota, que fabuloso. Sigo o insta de muitas marcas e confesso que não sei a trajetória de 30% dessas. Fiquei encantada pela miu miu. Parabéns pelo blog. Esta lindo <3 Um grande bjo. Sucesso!

  • Luana Souza

    Acho tão legal ler sobre a vida dessas estilistas que fizeram história. Obviamente já ouvi falar da Prada como marca, mas num sobre suas criadora. Muito legal saber que ela foi uma feminista de esquerda (ela é todas nós <3), ainda mais numa época tão conturbada, fora as complicações de ser tudo isso E estilista!
    Parabéns pelo post. Ficou ótimo *-*

  • Sam Joyce

    Não a conhecia, mas pra mim que pretendo estudar moda isso está sendo um prato cheio. Vi sua postagem sobre a Channel e devo dizer que você ganhou mais uma leitora. Vou acompanhar seu blog pra ficar informada

  • Neila Bahia

    Realmente ela é uma figura emblemática e sua contribuição para a Moda e pra história dela é indiscutível! Essa reclusão dela é algo tão nítido em suas criações… Sempre tenho essa essa sensação de mistério. Pra quem ama Moda como eu esse post é uma alegria. Parabéns! <3

  • Thamires Kaled

    Que interessante! Eu não fazia ideia disso tudo da marca. As pessoas só mostram as peças em tendência mas esquece de contar toda a história por trás do sucesso. Eu realmente gostei, foi muito informativo e nada desgastante. Parabéns! <3

  • Malu Silva

    Nossa, que mulher incrível! Adorei saber um pouco mais sobre a Miuccia Prada (na verdade mal conhecia a história dela), e irei com certeza passar a admirar bem mais a marca! Parabéns pela iniciativa de compartilhar a vida de uma mulher tão forte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *