ESTILISTAS

Karl Lagerfeld

Karl e sua gata choupette

A História

Karl Otto Lagerfeld nasceu em 1933 em Hamburgo, Alemanha. Seu pai era um empresário rico da Suécia, que trabalhava com a produção de leite em pó. Sua mãe, além de violinista, trabalhava com a venda de lingeries.

Na década de 1930, a família de Karl se mudou para uma região rural, devido à ascensão de Hitler ao poder da Alemanha. Voltaram à Hamburgo quando Karl já era um adolescente e passou a se dedicar à carreira fashion. Ele estudou em escolas particulares e se formou em Desenho e História.

Em 1955 ganhou uma competição internacional de casacos, o ‘International Wool Secretariat’, o que o ajudou a conseguir um emprego como assistente de Pierre Balmain. Três anos depois foi trabalhar para o designer francês Jean Patou, onde desenhou mais de 10 coleções de alta-costura sob o nome de ‘Roland Karl’.

As suas primeiras coleções com Jean Patou foram muito criticadas por não serem inovadores. Saiu nos jornais e revistas que “A imprensa vaiou a coleção” e “parecia inteligente e extremamente comercializável, pronta para vestir, não alta costura” .Lagerfeld relata que passou a ficar tão entediado que decidiu passar dois anos viajando por diversas praias.

Conseguiu trabalhar como freelancer para a marca Chloé em 1964. Algum tempo depois foi nomeado o nome diretor artístico da marca. Karl também participou de vários projetos com muitas marcas de alta-costura. Nos anos 70 passou a ser um colaborador da empresa Curiel e a trabalhar para a Fendi.

Em 1983, foi nomeado diretor criativo da Chanel, com o objetivo que continuar o trabalho iniciado pela fundadora da marca, Coco Chanel, que faleceu em 1971. A primeira linha lançada pelo Lagerfeld, conseguiu resgatar a essência da marca, trazendo a marca que estava a beira da falência de volta para o sucesso. E esse foi um fato primordial para que ele fosse considerado em grande estilista.

Um ano depois de ser contratado pela Chanel, Karl, finalmente lançou a sua própria marca.

Atualmente

19 de Fevereiro de 2019, uma terça-feira de manhã, Karl morre aos 85 anos em Paris, após ter sido levado às pressas para um hospital em Neuilly-sur-Seine, nos arredores de Paris, na noite anterior. A causa da morte foi câncer no pâncreas.

Há boatos de que a gata de estimação de Karl, Choupette, irá herdar parte da sua fortuna estimada em 300 milhões de dólares

Ultima Coleção

A sua ultima coleção foi lançada em 5 de março de 2019, no final da semana de moda de Paris. Foi um desfile muito emocionante onde as modelos choraram durante a apresentação.

Penélope Cruz e Cara Delevingne, amigas de Karl, fizeram questão de desfilarem usando ultimas peças criadas por ele.

Algumas citações de celebridades sobre Karl:

“Você me fez me sentir como uma princesa. Eu nunca entendi o que você viu em mim, mas sou eternamente grato pelo apoio que você e Chanel me deram nos últimos 15 anos. Descanse em paz Karl, você foi um verdadeiro gênio e fará muita falta”.

Lilly Allen – cantora

“Tão incrivelmente triste ouvir isso. Karl era um gênio e sempre gentil e generoso comigo, tanto pessoal quanto profissionalmente”

Victoria Beckham – estilista

“Karl, seu gênio tocou a vida de muitos, especialmente Gianni [irmão da estilista, fundador do grupo Versace] e eu. Nunca esqueceremos seu incrível talento e inspiração sem fim. Estávamos sempre aprendendo com você”.

Donatella Versace – estilista
Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *