coco chanel
ESTILISTAS

Coco Chanel

Coco Chanel – Photo by Lipnitzki/ Roger Viollet/ Getty Images

A História

Gabrielle Bonheur Chanel nasceu em, 19 de Agosto de 1883, em uma pequena vila na frança, em uma família humilde. Se tornou órfã aos 6 anos, indo morar em um orfanato na cidade de Auvergne com os irmãos. Começou a trabalhar como balconista em uma loja de tecido o que a levou a aprender a arte da costura. Ela também trabalhou como cantora de cabaré e adotou o nome Coco, da musica “Qui qu’a vu Coco”.

Em 1910 abriu sua primeira loja, uma chapelaria chamada “Chanel Modes”. Após 10 anos, Chanel já era uma design influente e reconhecida que se inspirava em roupas masculinas. Criou o Tailleur que consiste em saia e paletó, como na imagem a seguir:

“Eu quero vestir mulheres ativas; uma mulher ativa precisa se sentir confortável em suas roupas”

Coco Chanel

Em 1922 criou o perfume Chanel nº5. Durante a Segunda Guerra Mundial  Chanel se aposentou e instalou-se no Hotel Ritz Paris com seu novo parceiro, o oficial alemão Hans Gunther von Dincklage. Após a libertação da França do nazismo ela fugiu para a Suíça.

Quando voltou à Paris, retomou seus negócios, mas Christian Dior havia dominado o mercado da alta costura. Para se reerguer criou bolsas de couro e uma linha de perfume masculino. Em 1957 ganhou o Fashion Oscar pela sua coleção de primavera.

Ela se apresentou com um cardigã, um vestido preto e pérolas, que se tornou marca registrada do estilo Chanel. A fama do Tailleur se expandiu,  chegando a vestir a primeira dama americana, Jackie Kennedy e a aparecer nas grandes revistas de moda. Enfim, a Coco Chanel havia criado um império. E em 10 de janeiro de 1971, faleceu no Hotel Ritz Paris. Sua ultima coleção foi uniformes para a Olympic Airlines em 1969.

Atualmente

A marca tem um grande império com faturamento de bilhões de dolares em alta-costura, roupas, bolsas, sapatos, joias, acessórios, cosméticos e perfumes. Desde 1983, Karl Lagerfeld é o diretor de criação da marca. O desing se mantém fiel ao da Coco, porém, com um toque do Lagerfeld.

Karl Lagerfeld

Confira um pouco da coleção Winter Chanel 2018

Pode se notar que o estilo saia / colete e o preto continua marcante nas atuais coleções da Chanel.

Informações Adicionais

Site oficial da marca: http://www.chanel.com

A Chanel possui uma fundação em prol do empoderamento das mulheres, você pode conferir pelo link: http://www.fondationchanel.org/en/

31 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *